Administração Eficaz
Administrar pequenos negócios é um grande desafio e se não houver preparo e organização, o resultado pode ser um enorme fracasso. Não adianta sua empresa ter um ótimo produto ou serviço para oferecer ao público e um mercado com potencial para crescimento, se ela estiver desorganizada. O administrador é essencial para manter o norte da empresa, sua organização e possibilitar que os resultados sejam alcançados de forma eficaz e sustentada.
Administrar pequenos negócios é pensar tanto no planejamento estratégico como no gerenciamento cotidiano da empresa. É estar em contato com as necessidades mais urgentes para o bom funcionamento do negócio, sem perder o contato com as grandes estratégias e objetivos que devem reger as companhias.
Administrar pequenos negócios é pensar tanto no planejamento estratégico como no gerenciamento cotidiano da empresa. É estar em contato com as necessidades mais urgentes para o bom funcionamento do negócio, sem perder o contato com as grandes estratégias e objetivos que devem reger as companhias.
O administrador possui inúmeras competências e pode atuar em diversas áreas, cito algumas:
- Financeira;
- Comercial;
- Compras;
- Marketing;
- Recursos humanos.
Um bom administrador precisa ter, entre outras coisas:
- Capacidade de gerenciar equipe;
- Ser um líder justo;
- Bom planejador;
- Saber delegar tarefas;
- Manter equipe dentro dos objetivos da empresa.
Algumas dicas para uma administração eficaz
- Tenha um bom planejamento estratégico: defina estratégias para alcançar os objetivos de sua organização a partir de dados sobre clientes, mercados, concorrência, fornecedores, colaboradores, bem como sua capacidade de produzir e vender. Com tudo planejado, ponha a mão na massa e crie planos de ação, com prazos e recursos para que tudo seja colocado em prática rumo aos resultados esperados.
- Melhore sempre: esteja atento para modificar processos e métodos de gestão, bem como para inovar seu produto ou serviço. Buscar sempre o melhor é essencial para que seu negócio cresça. Converse com seus colaboradores, pesquise no mercado, enfim, vá atrás da excelência.
- Peça ajuda sempre que preciso: é sempre fundamental estarmos rodeados por pessoas que sabem mais que a gente, em determinadas áreas. Entenda que não dá para se saber tudo e, por isto, você terá que pedir ajuda a alguns especialistas se quiser continuar crescendo. A depender de sua necessidade você pode buscar uma consultoria, mentoria ou coaching voltado para negócios. Quem disse que estes serviços são só para grandes empresas?
- Atenção às finanças: cuidado para não gastar mais do que pode e complicar o seu negócio. Para administrar pequenos negócios de forma exitosa é preciso muita racionalidade e austeridade nas contas. É sugerido um plano orçamentário de um ano. Mas ele precisa ser seguido.
- Foco no desempenho: é importante criar indicadores e metas para haver um maior controle das atividades. Analisar o desempenho dos colaboradores é muito importante para garantir uma gestão de qualidade.
- Não descuide da concorrência: procure informações a respeito de outras empresas que disputam a mesma fatia de mercado. Isso ajuda a rever as práticas de sua empresa, incorporando novos elementos para melhorar seus produtos ou serviços.
- Converse com seus clientes: ao administrar pequenos negócios, é fundamental ouvir os clientes constantemente, para saber quais são as suas necessidades e como a empresa pode trabalhar para atendê-los da melhor forma possível. Isso fará com que seus produtos ou serviços sejam sempre aperfeiçoados, aumentando a satisfação do cliente e ganhando um diferencial frente à concorrência. sigaempreendendo.com.br