Gestão Ambiental: sustentabilidade preocupação de empresas conscientes

Gestor ambiental é o Profissional que planeja, implanta e monitora projetos de gestão ambiental e sustentabilidade nas empresas e instituições públicas e/ou privadas pela associação de três características fundamentais: economia, meio ambiente e fator social. Assim, visa conciliar e administrar as atividades humanas com o ambiente.

gestão ambiental
A gestão ambiental para empresas é um processo de administração com foco na resolução das questões de caráter ambiental e prevenção de possíveis prejuízos ao meio ambiente decorrentes dos processos de produção das organizações.
Nesse novo mundo a palavra sustentabilidade está cada vez mais assimilada pelos consumidores que prezam marcas que se preocupam com questões que envolvam a sociedade, como a preservação do meio ambiente, a gestão ambiental é uma área que se faz cada vez mais presente dentro das organizações.
Gestão Ambiental - Qualidade e Ambiente - Compromissos - Ferrovial ...



Veja alguns benefícios de investir em um sistema de gestão ambiental:
  • Evita penalidades, multas, infrações, processos e paralisação de atividades;
  • Aumento do valor da marca, pois os consumidores prezam aquelas que se preocupam com a sustentabilidade;
  • Proporciona vantagens competitivas, já que a empresa é bem vista por clientes e potenciais clientes;
  • Redução de custos devido ao menor desperdício e eliminação de riscos ambientais que venham a gerar despesas.
Como implantar a gestão ambiental na prática?

Aqueles que pretendem tornar a organização mais sustentável e, consequentemente, com melhor reputação no mercado, devem investir em um sistema de gestão ambiental (SGA). Ele é um conjunto de diretrizes que são implementadas e monitoradas em uma empresa.

O sistema determina como deve ser realizada a gestão ambiental, quais indicadores devem ser observados, faz levantamento de riscos, traz informações sobre impactos ambientais relacionados a cada processo da organização, entre outros dados importantes.

O SGA mais utilizado no mundo é o ISO 14001, conhecido no Brasil como ABNT NBR ISO 14001. Essa é uma norma publicada pela ISO internacional e editada no País pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), órgão que garante que a gestão ambiental das empresas brasileiras estejam em conformidade aos padrões internacionais.

Inclusive, é comum que algumas empresa exijam a certificação na ISO 14001 aos seus fornecedores, pois necessitam comprovar que toda a sua cadeia produtiva é feita de forma sustentável, dentro de padrões estabelecidos e renomados.

Para implementar a gestão ambiental em uma empresa na prática é necessário:

- Mapear todas as atividades realizadas e identificar quais os impactos ocasionados por meio delas ao meio ambiente;
- Criar soluções para minimizar os impactos ambientais baseadas nas exigências legais de cada segmento;
- Estabelecer uma política ambiental interna e comunicar quais os passos a serem seguidos para sua implementação;
- Depois de divulgar as ações a serem feitas, criar planos e programas que ofereçam condições ao seguimento da nova política;
- Definir metas ambientais que estejam relacionadas à política ambiental estabelecida pela empresa, de forma com que os processos se tornem cada vez mais sustentáveis.
Investir em consultoria especializada, a qual pode ajudar a organização a obter a certificação ISO 14001.
- Contar com uma gestão ambiental, independente do porte da empresa, contribui com uma imagem positiva perante a sociedade, o que quer dizer melhores resultados. Além disso, a organização minimiza possíveis prejuízos decorrentes dos impactos ambientais que podem ser causados.

A gestão ambiental está fazendo cada vez mais parte das empresas, porque isso demonstra responsabilidade social, e auxilia nos bons resultados e ajuda a melhorar a imagem da marca.

Assista!



Postagens mais visitadas deste blog

O Administrador e o Contador: a responsabilidade de cada profissional

Inovação: nada substitui o Talento

Liderança - Liderar grupos, empresas e comunidades