Liderança - Liderar grupos, empresas e comunidades

O desafio da liderança é ser forte, mas não rude; ser gentil, mas não fraco; ser ousado, mas não um valentão; ser humilde, mas não tímido; ser orgulhoso, mas não arrogante; tenha humor, mas sem loucura” – Jim Rohn.
( Jim Rohn foi um empreendedor, autor e palestrante motivacional Americano)

Liderança é a arte de conduzir um grupo de pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados para que contribuam, voluntariamente, da melhor forma com os objetivos do grupo ou da organização. A liderança pode surgir de forma natural, quando uma pessoa se destaca no papel de líder, sem possuir forçosamente um cargo de liderança. É um tipo de liderança informal. Quando um líder é eleito por uma organização e passa a assumir um cargo de autoridade, exerce uma liderança formal.
Em uma organização, a liderança é um tema de fundamental importância, pois está relacionado com o sucesso ou o fracasso, com conseguir ou não atingir os objetivos definidos. Principalmente no contexto empresarial ou de uma organização, é importante saber fazer a distinção entre líder e chefe. Um chefe tem a autoridade para mandar e exigir obediência dos elementos do grupo porque muitas vezes se considera superior a eles. Um bom líder aponta a direção para o sucesso, exercendo disciplina, paciência, compromisso, respeito e humildade.
                                           Gestão e Liderança de Pessoas - Aulas 1 e 2
  1. Liderança Autocrática 
  2. Este tipo de liderança também é chamado de liderança autoritária ou diretiva.  O líder é focado apenas nas tarefas e toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados.  O líder é dominador e pessoal nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.
  3. Liderança Democrática
  4. Este tipo de liderança também é chamado de liderança participativa ou consultiva. A liderança é voltada para as pessoas e há participação dos liderados nas decisões. O líder procura ser um membro normal do grupo com participação nas tarefas.
  5. Liderança Aristocrática 
  6. Este tipo de liderança é quando se ouvem as opiniões da maioria, mas o que realmente vai prevalecer é a opinião do líder. Perguntas são feitas apenas para saber a o que pensam os outros, mas acaba decidindo sozinho.
  7. Liderança Situacional 
  8. Este tipo de liderança é também chamado de contingencial. É um mesclado de vários comportamentos. Consiste da relação entre estilo do líder, maturidade do liderado e situação encontrada.
  9. Liderança Liberal
  10. Neste tipo de liderança as pessoas tem mais liberdade na execução dos seus projetos, indicando possivelmente uma equipe madura, auto dirigida e que não necessita de supervisão constante. Pode ser indício de uma liderança negligente e fraca, onde o líder deixa passar falhas e erros sem corrigi-los.
Assista!!!

Postagens mais visitadas deste blog

O Administrador e o Contador: a responsabilidade de cada profissional

Inovação: nada substitui o Talento