As diretrizes a serem observadas por esses profissionais são muitas e por isso a grande necessidade de se manterem constantemente atualizados, sobre tudo o que devem observar nas decisões e no desempenho das atividades voltadas para a empresa. Duas importantes funções na estrutura organizacional das empresas são, a ocupada pelo administrador da empresa, por tomar as decisões visando o alcance dos objetivos estabelecidos pelos proprietários do empreendimento e a ocupada pelo contador, por fornecer dados e informações que auxiliam a tomada de decisão pelo administrador e dá fé pública às informações divulgadas pela empresa a sociedade em geral. A responsabilidade do administrador pelos atos praticados em nome da sociedade e a responsabilidade do contador pela escrituração contábil dos eventos econômicos incorridos, estão estabelecidas em diversas leis, regulamentos, métodos e critérios. São leis que se originam no campo do direito comercial, civil e tributário, regulamentos c...
A eficiência é a dimensão do desempenho expressa pela relação do processo envolvido, seu meio. Assim, possui foco interno e refere-se aos CUSTOS envolvidos. A eficácia é a dimensão do desempenho expressa pelo alcance dos objetivos ou metas, independentemente dos custos implicados. Possui foco externo e refere-se aos RESULTADOS . A efetividade é a dimensão do desempenho que representa a relação entre os resultados alcançados e as transformações ocorridas. Possui foco externo e refere-se aos IMPACTOS . Em suma, temos: Eficiência : é quando algo é realizado da melhor maneira possível, ou seja, com menos desperdício ou em menor tempo. Eficácia : é quando um projeto/produto/pessoa atinge o objetivo ou a meta. Efetividade : é a capacidade de fazer uma coisa (eficácia) da melhor maneira possível (eficiência). ...
Administração Pública: descreve o grupo de órgãos, agentes e serviços instituídos pelo Estado e seu poder de gestão. Ela tem como principais objetivos o interesse público (da sociedade), a redução da burocracia, a descentralização administrativa e a qualidade do serviço prestado à população. Ao longo dos anos, administração pública no Brasil já passou por três fases, são elas: a patrimonialista, burocrática e gerencial. Ela também pode ser dividida em dois tipos, direta e indireta. A primeira, é desempenhada pelos Poderes da União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Já a segunda, é exercida por outras pessoas jurídicas, tais como: as fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, etc. Governo: é considerado a autoridade governante de uma unidade política, ou um conjunto de órgãos e suas atividades ao conduzirem politicamente o Estado. O governo não pode ser confundido com administração pública, já que essa tem a função de realizar as diretrizes traçadas pel...