As diretrizes a serem observadas por esses profissionais são muitas e por isso a grande necessidade de se manterem constantemente atualizados, sobre tudo o que devem observar nas decisões e no desempenho das atividades voltadas para a empresa. Duas importantes funções na estrutura organizacional das empresas são, a ocupada pelo administrador da empresa, por tomar as decisões visando o alcance dos objetivos estabelecidos pelos proprietários do empreendimento e a ocupada pelo contador, por fornecer dados e informações que auxiliam a tomada de decisão pelo administrador e dá fé pública às informações divulgadas pela empresa a sociedade em geral. A responsabilidade do administrador pelos atos praticados em nome da sociedade e a responsabilidade do contador pela escrituração contábil dos eventos econômicos incorridos, estão estabelecidas em diversas leis, regulamentos, métodos e critérios. São leis que se originam no campo do direito comercial, civil e tributário, regulamentos c...
A eficiência é a dimensão do desempenho expressa pela relação do processo envolvido, seu meio. Assim, possui foco interno e refere-se aos CUSTOS envolvidos. A eficácia é a dimensão do desempenho expressa pelo alcance dos objetivos ou metas, independentemente dos custos implicados. Possui foco externo e refere-se aos RESULTADOS . A efetividade é a dimensão do desempenho que representa a relação entre os resultados alcançados e as transformações ocorridas. Possui foco externo e refere-se aos IMPACTOS . Em suma, temos: Eficiência : é quando algo é realizado da melhor maneira possível, ou seja, com menos desperdício ou em menor tempo. Eficácia : é quando um projeto/produto/pessoa atinge o objetivo ou a meta. Efetividade : é a capacidade de fazer uma coisa (eficácia) da melhor maneira possível (eficiência). ...
Líder é aquele capaz de extrair o melhor de cada indivíduo, é uma pessoa íntegra, entusiasmada e que sabe, ao mesmo tempo, demonstrar firmeza e motivar os colegas. Um líder também precisa ter habilidade para saber qual o momento certo para seguir a razão ou emoção, ser capaz de adapta-se às mudanças constantes e ter disposição para defender suas convicções, tudo isso sem desprezar o ponto de vista das outras pessoas. Outras importantes qualidades de um líder são: iniciativa, flexibilidade, responsabilidade, determinação, garra, dinamismo, zelo e serenidade. Liderança pelo exemplo O líder deve ser seguido. Os colaboradores tem que ver nele a figura de alguém digno de admiração e que inspira todos a sua volta a se tornarem pessoas melhores e realizarem um trabalho que vise sempre a excelência. Assista!