Em tempos de pandemia, uma saída para sobrevivência das empresas é focar na entrega de valor para seus clientes
Em cenários difíceis, como vivemos
atualmente, empresas têm sofrido uma redução drástica nas suas receitas gerando
demissões e prejuízos. Mas é necessário resiliência nesse momento de
incertezas, e buscar soluções para a sobrevivência do seu empreendimento.
O foco é entregar valor para seus clientes.
Mas antes, é necessário diferenciar
preço e valor. Preço é a unidade monetária paga por um produto ou serviço, já
valor, é o conjunto de benefícios que a empresa oferece para seus clientes.
Cuidar da imagem da empresa nesse
momento é uma estratégia fundamental, pois participar de campanhas solidárias
abraçando a causa junto com a sua comunidade gera um valor imenso para sua
marca. O lucro pelo lucro sem contribuir para melhoria da sua comunidade não
gera um crescimento saudável.
Oferecer valor é analisar as
necessidades, demandas, desejos dos seus clientes e satisfazê-las, ação estratégica que deve ser
constante. O valor pode ser representado por estratégias de acordo com os
produtos e serviços que sua empresa oferece, como por exemplo, na rapidez da
entrega, na facilidade de acesso ao produto, no atendimento, na praticidade, na
qualidade, na segurança e higiene, no prazo, no desconto, na promoção, na variedade, na embalagem, no bom
relacionamento com seus clientes, e em muitas outras estratégias que possam atrair
consumidores e gerar receitas para seu negócio.
É essencial nesse processo,
utilizar as mídias e redes sociais para aproximar seus clientes dos seus
produtos e serviços, em tempos de isolamento e/ou distanciamento social, o
marketing 4.0 de Philip Kotler, considerado o pai do marketing, aponta um
caminho sem volta para empresas que buscam crescer, nesse mundo cada dia mais
digital.
Portanto é agir, fazer acontecer!